sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMDICA de Apodi lança Edital para Eleição de Conselheiro Tutelar

SAIU O EDITAL PARA ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR EM APODI.


PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI/RN
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
EDITAL Nº 1 – RETIFICADO
CONVOCAÇÃO DE INSCRIÇÃO PARA ESCOLHA DE MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR



O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Apodi-RN, no uso de suas atribuições legais, torna público:

1- Que estarão abertas as inscrições para candidatos a membros do Conselho Tutelar e seus respectivos suplentes.
2- Que serão escolhidos 5(cinco) membros titulares e seus respectivos suplentes, para desempenharem suas funções como conselheiro tutelar, com mandato de 03 (três) anos.
3- As inscrições estarão abertas no período de 21 a 22 de março de 2011, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, situada a Praça São Francisco, 124, no horário de 8h às 13h.
4- A resolução contendo às exigências para inscrição e as condições dos candidatos são:
a) Reconhecida idoneidade moral, atestada através de certidões de cartório civil e criminal, e pela delegacia de polícia;
b) Ser maior de 21 anos de idade, comprovados por certidão de nascimento ou casamento;
c) Prova de residência do município, comprovado por recibo de energia elétrica, água, telefone ou atestado de residência, fornecido por autoridade policial.
d) Conclusão do Ensino Médio;
e) Reconhecida experiência de, no mínimo, dois anos no tratamento com criança e adolescente, nos últimos três anos, com carta de referência do local de trabalho;
f) Ter disponibilidade de tempo para assumir suas funções caso venha ser eleito;
g) Todos os candidatos serão submetidos à seleção, através de provas de Língua Portuguesa, Atualidades e Estatuto da Criança e do Adolescente. Somente aprovado na seleção o candidato apresentará a documentação exigida.
h) É vedada a candidatura de quem possua vínculo empregatício em outro município.
5- Documentos necessários através de Xerox:
a) Carteira de Identidade
b) Certidão de Nascimento ou Casamento;
c) Título de Eleitor
6- Calendário Eleitoral:
a) Publicação dos Candidatos – 23 a 25 de março
b) Período de impugnação – 29 a 31 de março
c) Período de Campanha – 01 a 08 de abril
d) Eleição – 09 de abril
e) Posse – 25 de abril
7- Da Campanha Eleitoral
7.1- Os candidatos deverão obedecer aos seguintes critérios:
a) É proibida a propaganda por meios de anúncios luminosos, faixas, cartazes, meios de comunicação e qualquer outra propaganda que caracterize promoção individual;

b) Não será permitida propaganda que atinja honra e reputação dos candidatos e/ou pessoas que exerçam atividades públicas;

c) Igualmente deve ser respeitada toda a legislação que se refere aos crimes contra a honra.

7.2- A denúncia de inobservância dos critérios previstos no item anterior deverá ser apresentada e devidamente comprovada, à Comissão Especial para emissão de parecer de caráter irrevogável, garantindo o direito de defesa.

Apodi, 18 de fevereiro de 2011


Patrícia Lorena Raposo
PRESIDENTE


Fonte: Diário Oficial do Estado

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SENAC ministra curso de Gerenciamento de Loja para jovens de Apodi





APODI – Uma parceria entre a Prefeitura de Apodi e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), esta garantindo a realização do curso de Gerenciamento de Loja com jovens dos projetos sociais de Apodi.

Segundo o secretario de Desenvolvimento e Assistência Social, Antonio Laete Oliveira, O curso esta atendendo a 22 jovens do Programa Bolsa Família. Eles recebem aulas gratuitamente, das 8 às 13h00min horas, na Casa da Cultura Popular de Apodi, por profissionais gabaritados na gestão de empresas, credenciados pelo SENAC. O curso tem duração de 160 horas/aulas.

Ainda de acordo com o secretario, Laete Oliveira, o objetivo do curso é melhor o nível de desenvolvimento pessoal, visando à demanda por educação profissional, autoconhecimento e auto-aceitação do jovem e capacitação para o disputado mercado de trabalho.

Acompanhados da professora Cilene e do secretario Antonio Laete Oliveira, os jovens que estarão participando do curso fizeram visitas as varias empresas da cidade, principalmente a Água Mineral Lajedo para conhecerem como funciona uma empresa. "Estamos sempre realizando cursos de profissionalização de acordo com os interesses e necessidades dos adolescentes e com as tendências do mercado de trabalho regional, objetivando a inserção do adolescente ao primeiro emprego e a elevação da renda familiar", comentou Antonio Laete Oliveira.

A prefeita de Apodi, Goreti Silveira Pinto, vem dando total apoio a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social para a realização de cursos profissionalizantes. Nesses pouco mais de dois anos a frente da Prefeitura do Apodi, a prefeita Goreti Pinto já contabilização a formação de mais de 600 pessoas em vários cursos profissionalizantes, principalmente pedreiros, eletricistas, encanadores hidráulicos, mecânicos, cabeleiras e vários outros.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Apodi anuncia que até a próxima semana, mais um curso será oferecido em Apodi, trata-se do Curso de Mecânico em motores a diesel.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

(84) 9622:1119

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CRAS RURAL DE SOLEDADE E INCLUSÃO DIGITAL INICIAM O CURSO DE INFORMATICA

Cras Rural de Soledade e Inclusão Digital iniciam o Curso de Informatica





Desde o dia 07 de fevereiro teve inicio os cursos de informatica dentro do Programa Inclusão Digital "Eu Cidadania" em parceria com o Cras Rural de Soledade Quando se fala em inclusão digital, fala-se em dar acesso à tecnologia de informação e comunicação. E, neste contexto, é importante todos os órgãos que lidam com a questão da cidadania estarem articulados. o Programa tem por objetivo preparar os usuarios do CRAS para o mercado de trabalho.

Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informações, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

"A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas." Comenta o Secretario Laete Oliveira.

Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.

Dois novos conceitos são incorporados as políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos às TIs (e-Accessibility), neste caso, não somente a população deficiente; e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informação (e-Competences).

O Municipio de Apodi, atraves da Administração da Prefeita Goreti está cada vez mais ampliando o prgrama de inclusão digital. O CRAS de Soledade tem um área de referencia que poderá atender a 3500 familias. hoje são estão sendo atendedas 07 turmas por semana, num total d 35 alunos, oriundos do CadUnico dos Programas Sociais do municipio: PETI, PROJOVEM, CRAS, BOLSA FAMILIA com direito aos cursos de: word, excell, digitação, internet explorer, windows entre outros programas.
Marcilio Reginaldo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CRAS RURAL DE SOLEDADE REALIZA PLANEJAMENTO COM A REDE SOCIAL PARA 2011








Aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2011 as 9:00 a Reunião de Planejamento Estratégico das atividades do CRAS Rural de Soledade, na Escola Municipal Francisco Raimundo Targino

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da política do MDS, e faz parte da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Assistência de Apodi.

O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e éresponsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendoa organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução éobrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendoo acesso e usufrutode direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

A Reunião de Planejamento contou com a presença da rede social que integra a área de abrangência do CRAS Rural de Soledade, que de acordo com a realidade local foi exposta as necessidades das familias nas áreas em que o Cras deve trabalhar para fortalecer a política municipal de assistência. A rede Social é composta das secretarias da Educação e Saúde, igualdade Racial e Assentamentos rurais, associações, igrejas.

Foi apresentado para a comunidade toda a política de atuação de CRAS pelos técnicos e como os usuários podem ter acesso aos grupos de convivência e cursos de inclusão produtiva e capacitação.

Marcilio Reginaldo